Por que fazer análise?

Respondemos esta e outras perguntas frequentes

A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que se diferencia das demais por fundamentar-se na teoria do inconsciente. Uma teoria que considera o sofrimento psíquico humano um resultado de processos mentais inconscientes que influenciam os pensamentos e ações no dia a dia.   

A psicanálise é útil para o tratamento do sofrimento psíquico em geral, pode ser usada como abordagem para auxiliar no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão, fobia, angústia, dificuldades sexuais, compulsões, e outros tipos de transtornos.  

No entanto, a psicanálise também pode ser realizada por qualquer pessoa que queira compreender suas experiências pessoais, que tenham problemas de relacionamentos ou dificuldade de concentração. 

O tratamento se dá pela fala, que se baseia principalmente no diálogo terapêutico por meio do método da associação livre.  

A associação livre é uma ferramenta da psicanálise criada pelo próprio pai deste campo clínico, Sigmund Freud. Consiste em convidar o paciente a expressar tudo aquilo que passe pela sua mente durante uma sessão de terapia. A fala livre de qualquer pensamento busca acessar os pensamentos inconscientes e a expressão de conteúdos, ideias, desejos e impulsos, com o objetivo de curar os sintomas.

Todos nós sofremos com um ou vários tipos de problemas. A experiência que você terá nos encontros com a analista irá te ajudar a construir autoconhecimento. Você irá começar a entender o seu problema com uma outra perspectiva e poder solucioná-lo da melhor forma possível.  

Descobrimos o que sofremos e o que desejamos, e com isso podemos fazer escolhas mais certeiras na vida. Isso ocorre porque decidimos com propriedade e não por necessidade. Então, fazer análise psicanalítica pode ser muito útil, especialmente para ter mais autonomia na nossa vida.   

Vale lembrar que uma análise psicanalítica não tem a intenção de acabar com os nossos conflitos. Ela nos ajuda para possamos rearranjar a nossa história. Assim, com isso, teremos mais liberdade e ficaremos menos constrangidos pelos nossos problemas. 

A psicanálise é indicada a todos aquele que, além de desejar uma cura para o seu sofrimento, esteja disposto a refletir sobre sua história. 

A experiência vivenciada nos encontros com o analista nos possibilita a construção de um autoconhecimento, passamos a enxergar aquilo já tão sabido, de uma forma diferente. Temos a oportunidade de compreender nossa forma singular de ver o mundo e de nos relacionar com ele. Nos deparamos com a pessoa que fomos, somos e a que queremos ser.   

"Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar."

Jacques Lacan

Através do tratamento psicanalítico podemos alcançar maior autonomia em alguns aspectos da nossa vida. Não se trata de um processo de normatização e de pôr fim a todos os nossos conflitos, mas de rearranjarmos nossa história para que possamos chegar o mais longe que podemos a partir do que nós somos. Isso nos leva a um grau maior de liberdade, na medida em que passamos a estar menos constrangidos pelos nossos sintomas. 

Entrar em contato com nossos sofrimentos, acompanhado de um analista, não vem a ser necessariamente um processo penoso, pode ser algo extremamente interessante. Mas é fato que a análise toca em questões importantes e que, muitas vezes, angustiam. A psicanálise não promete dissipar o mal-estar, não promete nenhum bem e sim um meio diferenciado de posicionamento do sujeito frente ao mal-estar.   

Terapia online funciona?​

O processo terapêutico não se define em uma simples conversa, seu objetivo é a mudança ativa do cliente, gerando novas competências e alívio dos sintomas, ajuda no processo de ressignificação das emoções, elaboração e identificação. A Terapia auxilia no processo de autoconhecimento e amadurecimento individual.

Uma sessão de terapia psicanalítica online tem, normalmente, o mesmo tempo de duração que uma presencial, 50 minutos. Trabalhamos também com sessões de 30 minutos, com a mesma qualidade no atendimento.

Para que essa modalidade seja possível, paciente e terapeuta precisam, basicamente, de um dispositivo com acesso à internet e um local sigiloso para que a conversa flua sem interferências

O atendimento online tem os mesmos benefícios que o presencial, com a vantagem de poder ser realizado de qualquer lugar, no seu ambiente e a qualquer momento, no seu tempo.

AGENDE SUA CONSULTA ONLINE

Sessões Online pelo aplicativo Zoom ou Google Meet.